4ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Administrador publicado 12/04/2017 14h55, última modificação 12/04/2017 15h35

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão ordinária realizada às 19h30 do dia 6 de abril, no Plenário Arthur Mendes de Oliveira – Palácio Humberto de Oliveira Serra, em Conceição da Barra, requerimento de autoria da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR), marcando uma Audiência Pública que acontecerá no dia 26 deste mês de abril, às 19h, na sede do Poder Legislativo, localizado na Rua Getúlio da Silva Guanandy, nº 01, no Centro da cidade, para debater sobre os pontos positivos e negativos da PEC 287/2016 em que o Congresso Nacional, neste momento, debate a reforma da Previdência.

Foram também aprovados Requerimento de Moção de Pesar pelo falecimento de José Amâncio Baldotto, de autoria do vereador Almir Maia Machado (PMDB), e outro requerimento, também de autoria da vereadora Mirtes Eugênia, Moção de Congratulação ao Banco do Brasil pelos 100 anos de existência do banco em solo capixaba.

Em seu discurso na tribuna, Mirtes Eugênia revelou que a Moção de Congratulação ao Banco do Brasil – neste ato representada pelo gerente Geral, Alessandro Schroer –, é fruto do reconhecimento da Casa de Leis em valorizar todo o empenho do banco no município de Conceição da Barra, e especialmente por incentivar e contribuir de forma direta com o desenvolvimento e crescimento do município.

“Sabemos que, manter uma agência bancária neste município, oferecendo os serviços que são prestados a toda sociedade e, principalmente, aos agricultores familiares não é tão fácil e requer uma longa experiência, esforço e muita dedicação do próprio quadro funcional, de forma que merece o homenageado, todo reconhecimento desta Casa Legislativa pelos relevantes serviços prestados em nosso município. Através desta homenagem, expressamos a nossa gratidão, reconhecendo a importância do Banco do Brasil que tanto favoreceu e estimulou o crescimento e desenvolvimento do comércio local e de nossa agricultura, trazendo uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade barrense”, pontuou a presidente da Câmara.

Mirtes lembrou ainda que pelo empenho e dedicação no profícuo desempenho de suas atividades nesta região, e, por ser um exemplo para o município, o Estado e o País, o homenageado merece a honraria outorgada pelo Poder Legislativo.

Já o vereador Almir Maia Machado, autor da Moção de Pesar pelo falecimento de José Amâncio Baldotto, fez uma retórica sobre a vida de Baldotto. Nascido em Itarana aos 17 de março de 1942 acabou fixando residência em Conceição da Barra, em 1970, onde constituiu família. , e, onde também faleceu.

Almir destacou também a vida simples de Baldotto, um dedicado e exemplar chefe de família que deixou um legado de amizade e reconhecimento pelo seu trabalho nos 47 anos em que viveu em Conceição da Barra.

Ainda na mesma sessão foram encaminhados às Comissões Permanentes da Casa de Leis, o Projeto de Lei nº 012/2017 que dispõe sobre a denominação de Rua Júlio Manoel da Silva, no Centro da cidade; Projeto de Lei nº 013/2017 que dispõe sobre a denominação de Rua Albatroz, no bairro Bugia; e Projeto de Lei nº 014/2017 que dispõe sobre a denominação de Rua José Amâncio Baldotto, também no bairro Bugia, na Sede do município, todos de autoria da vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo.

A sessão presidida pela vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR) contou também com a participação dos edis, Sidiomar Souza Barbosa (PSDB), vice-presidente; Almir Maia Machado (PMDB), 1º secretário; Luciara Ferreira da Silva (PSDB), 2ª secretária; Anderson Kleber da Silva (SD); Adilson Vasconcelos Conceição (PSC); Walyson Jose Santos Vasconcelos (PP); Joilda Araujo dos Santos (PRP); Jorge Rocha dos Santos (PSDC); Juvenal dos Santos (PSC); e George Batista Rodrigues (PV).

Já os trabalhos legislativos foram auxiliados por Jadison da Costa Quartezani (Subprocurador) Glícia Pariz Mozer (chefe de Gabinete) Leandro Fairick e Patrícia Bonelá.

O secretário da Mesa Diretora, Almir Maia Machado, também apresentou aos parlamentares as proposições a serem encaminhas ao Poder Executivo, pela Secretaria Legislativa.

 

Proposições apresentadas pelo vereador Adilson Vasconcelos Conceição:

- Que seja concluída as obras do calçamento na Rua Arthur Quedes Alcoforado, no Bairro Novo Horizonte.

- Que seja feito o conserto do calçamento da Rua Estephania Oliveira Serra, entrada dos fundos do Estádio Municipal.

- Que seja realizada limpeza e troca das tampas dos bueiros localizados na Rua São Lucas, neste município.

 

Proposições apresentadas pela vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo:

- Que seja colocada placas identificando o nome das Praias da Orla Marítima do nosso Município.

- Que seja concluída a obra da Praça Prefeito José Luiz da Costa (Praça da Matriz), no Centro de Conceição da Barra.

- Que seja concluída a obra da Praça Duque de Caxias (Praça do Cais), localizada à margem esquerda do Rio Cricaré, em nosso município.

- Que seja concluída a obra da beirada do Cais do Rio Cricaré, e que seja também substituído o muro de proteção do Cais, obras estas localizadas à margem esquerda do Rio Cricaré, em nosso município.

- Que seja realizada obra de recuperação do Cais do Rio Cricaré, localizado à margem esquerda do Rio Cricaré, em nosso município.

- Que seja instalado um sistema de iluminação para visualização, à noite, da Casa da Cultura, um dos cartões postais mais fotografados em nosso município.

- Que seja feito uma calçada em torno do prédio do antigo Varandão, no Centro da cidade de Conceição da Barra, e, que hoje abriga a Associação do Folclore, em nosso município.

- Que seja feita a capina e limpeza das ruas e calçadas na Sede da cidade de Conceição da Barra.

- Que sejam tomadas providencia quanto à situação de abandono em que se encontra o prédio do Pontilhão, um antigo restaurante e cartão postal de nossa cidade, localizado sobre a margem esquerda do Rio Cricaré.

- Que seja construído um quebra-molas na Av. Pai João, em frete à casa do Senhor Ronivon Silva Moraes, próximo ao Salão da Roberta, e do Bar, Lanchonete e Sorveteria

PRÁ KUMÊ.

- Que sejam colocados dois postes, com extensão de rede de energia elétrica e luminárias em um trecho de cerca de 150 metros da Av. Carlos Castro, no Centro da cidade, entre a Praça da Folia e o Restaurante Caranguejão, na orla marítima de Conceição da Barra.

- Que seja aprumado o poste localizado na Av. Carlos Castro, no Centro da cidade, esquina do Restaurante Caranguejão, na orla marítima de Conceição da Barra.

- Que seja refeita pintura da placa informativa, bem como a confeccionada de outra placa honorífica da Praça Francisco Malacarne, no bairro Santana, na Sede deste município, e que foram destruídas por vândalos.

 

Proposições apresentadas pelo vereador Juvenal dos Santos:

- Que seja feita a iluminação pública na Rua Dourado, no bairro Nova Esperança, no bairro Santana, e também a limpeza e capina no mesmo bairro.

- Que seja feito a troca de lâmpadas na iluminação pública, na Rua Aroeira, Centro, na rua detrás da casa do Sr. Monte (taxista).

- Que seja colocado uma tampa num bueiro, na Rua Shalom, no bairro São José, próximo a Padaria da Zélia.

- Que seja feito o patrolamento da Linha Verde, nos bairros: Vila dos Pescadores, Favica e Catita.

- Que seja colocado um redutor de velocidade na bifurcação da Rua Shalom com a Rua

Damaceno Xavier, no Bairro São José.

 

Proposições apresentadas em conjunto pelos vereadores Juvenal dos Santos e Luciara Ferreira da Silva:

- Que seja feito o  patrolamento  e rede de  esgoto da  Linha Verde, nos  bairros: Vila dos Pescadores, Favica e Catita.

 

Assessor Especial de comunicação