Câmara ratifica Decreto de “Situação de Emergência” no município

por Administrador publicado 10/02/2017 14h55, última modificação 23/02/2017 16h23

Em sessão extraordinária realizada ontem (09/02), às 18 h, e convocada em caráter de urgência pelo chefe do Poder Executivo municipal, Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, a Câmara de Vereadores de Conceição da Barra aprovou por unanimidade o Decreto nº 4.873, de 9 de fevereiro de 2016 que declara “Situação de Emergência” no município em função da crise de segurança vivenciada atualmente no Estado do Espírito Santo, e de forma concreta em Conceição da Barra.

Na mensagem enviada à Câmara de Vereadores o prefeito destaca a gravidade latente da falta de segurança no município devido a paralisação da Policia Militar, desde o último dia 4, provocando um caos na segurança em Conceição da Barra, período, segundo Chicão, em que foram registradas três mortes, várias tentativas de homicídios, além de assaltos, roubos à residências e furtos em lojas, obrigando o comércio a fechar as portas.

No dia 6, a exemplo das agências bancárias e órgãos públicos estadual e federal, o chefe do Executivo municipal determinou também a suspensão das aulas em todas as escolas municipais, e a Prefeitura passou a funcionar internamente. Foram mantidos em funcionamento apenas o hospital municipal da Sede e o Pronto Atendimento no Distrito de Braço do Rio.

Para a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR), este é um momento em que o Poder Legislativo se solidariza com a população aprovando um decreto que possa dar sustentação às ações que serão implementadas pelo prefeito no sentido de garantir a segurança dos munícipes. “A participação da Casa de Leis neste momento é de contribuir com todos os poderes constituídos no sentido de buscar soluções urgentes que sanem este impasse criado com a paralisação da Policia Militar”, destacou a parlamentar, lembrando que a população barrense é a mais prejudicada tendo em vista o cerceamento de seus direitos e garantias fundamentais da inviolabilidade, do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, completou.

A sessão realizada na sede do Poder Legislativo e presidida pela vereadora e presidente da Câmara Municipal, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR) contou ainda com a presença dos vereadores: Sidiomar Souza Barbosa, o Mamá (PSDB), vice-presidente; Almir Maia Machado (PMDB), 1º secretário; Joilda Araújo dos Santos (PRP); Luciara Ferreira da Silva, a Ciara (PSDB); Adilson Vasconcelos (PSC); Juvenal dos Santos, o Juvenal de Brito (PSC); e Jorge Rocha dos Santos(PSDC).

Os trabalhos legislativos foram auxiliados pelos servidores, Glícia Paris Mozer (chefe de Gabinete), Dr. Jadison da Costa Quartezazi (Sub-Procurador), Leandro Fairick e Oziane Bonelá.