Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense

por Administrador publicado 20/05/2022 11h10, última modificação 22/05/2023 17h39

A Câmara Municipal de Conceição da Barra, Estado do Espírito Santo, através de seu Presidente e demais Vereadores, tem a honra de CONVIDAR Vossa Senhoria e Ilustríssima Família para participarem da Sessão Solene em Homenagem ao DIA DA COLONIZAÇÃO DO SOLO ESPÍRITO-SANTENSE, que se realizará às 14h do dia 26 (vinte e seis) de maio do corrente ano, no Salão Nobre desta Casa de Leis do Palácio Humberto de Oliveira Serra da Câmara Municipal de Conceição da Barra.

Celebra-se no dia 23 de maio, o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. A data tem origem  no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram aqui no estado (onde atualmente se localiza a  Prainha, em Vila Velha) com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

Após criar o primeiro núcleo populacional da capitania (denominada Vila do Espírito Santo), o donatário português Vasco Fernandes Coutinho  fundou o município de  Vila Velha, que logo se tornou capital e sede do governo por quatorze anos. No ano de 1549, a capital é transferida para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, atual Vitória, devido a questão do difícil acesso à possíveis invasões.

Devido à importância histórica da data o prefeito, Walysson José Santos Vasconcelos, publicou nesta sexta-feira (20), o decreto n.º 5594/2022, acompanhando o Governo do Estado  que publicou, no Diário Oficial do Espírito Santo na última segunda-feira (16), o Decreto Nº 814-S que estabelece ponto facultativo no próximo dia 23 de maio de 2022, em virtude da comemoração do aniversário da Colonização do Solo Espírito-santense.

Nessa data, não haverá expediente nas repartições públicas do Poder Executivo Estadual, com exceção daquelas que desempenham atividades essenciais, que tenham o funcionamento ininterrupto ou regime de escala.