Parabéns Conceição da Barra

por Administrador publicado 05/10/2022 21h10, última modificação 25/01/2023 00h10
Neste 06 de outubro, o Município de Conceição da Barra, comemora 131 anos de emancipação política.

Neste 06 de outubro, o Município de Conceição da Barra, comemora 131 anos de emancipação política. São 131 anos de muitas conquistas, experiências e crescimento!

A Terra da diversidade cultural comemora o fruto do trabalho e da força do seu povo. Uma jornada de luta e dedicação que nos orgulha e nos inspira a seguir sempre em frente. Somos gratos a todo povo barrense e visitantes por fazerem parte desta grande história.

Um breve histórico de Conceição da Barra nas palavras do poeta barrense Salomão da Silva Pinto:

Conceição da Barra é um dos mais antigos municípios do estado do Espírito Santo. E como todo núcleo primitivo, nasceu em razão de um porto determinante geograficamente para a fundação da cidade.

Sua fundação data de 1554, quando os portugueses organizaram expedições para afastarem os índios das circunvizinhanças de Vila Velha, local onde se estabelecera, o donatário Vasco Fernandes Coutinho. Vindos do mar, os portugueses aportaram ao norte da foz de um grande rio, chamado pelos índios de Kiri-Kerê.

A povoação logo prosperou devido ao intenso tráfego de navios, procedentes da Bahia e de Pernambuco, que nela aportavam, escoando nele produtos e mão-de-obra escrava.

Em meados de setembro de 1596, a povoação de “Barra” recebeu a visita do venerável e hoje Santo - Pe. José de Anchieta. Anchieta visitou também a povoação no Vale do Cricaré, no dia 21 de setembro do mesmo ano e como era costume denominar as terras e os acidentes geográficos com o nome do Santo do dia, trocou o nome do rio para São Mateus e deu a povoação o mesmo nome. E com essa troca de nomes, o núcleo populacional da margem esquerda, passou a se chamar-se “Barra de São Mateus”.

A povoação da Barra de São Mateus muito contribuiu para o desenvolvimento da Capitania do Espírito Santo. O “Porto da Barra servia de ancoradouro para embarcações de grande porte que transitavam a costa brasileira”. Essa relação portuária entre São Mateus e Conceição da Barra, aliada a vocação agrícola voltada para a produção de farinha de mandioca foi o vetor do desenvolvimento regional ao longo do século XIX.

Segundo o poema do Padre José de Anchieta, onde descreve a "Batalha do Cricaré", foi nas águas do rio que banha o município, que Fernão de Sá, filho de Mem de Sá - Terceiro Governador Geral do Brasil, perdeu a vida quando lutava com os índios botocudos que habitavam essa região.

Em ato datado de 11 de agosto de 1831, Barra de São Mateus foi instituída paróquia, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem era venerada numa rústica capelinha erguida nos primórdios da colonização, onde se encontra até os dias de hoje. Foi elevada a categoria de Vila por resolução do Conselho do Governo datado de 2 de Abril de 1833.

Por decreto provincial nº 4, de 04/07/1861, é criado o distrito de Itaúnas e anexado a Barra de São Mateus. Pelo Decreto nº 28, de 19 de setembro de 1891, recebeu o foro de cidade. A solenidade da instalação da cidade deu-se a 6 de outubro do mesmo ano, ficando estabelecido por lei, este dia, para se comemorar o Dia do Município. A cidade recebeu a denominação de CONCEIÇÃO DA BARRA, sendo o primeiro nome uma homenagem a padroeira e o segundo, lembrando o primeiro nome que os portugueses deram a povoação. Nesta época Conceição da Barra possuía um território de aproximadamente 2.303,243 km².

Abrilhantando o clima de comemoração, a  Câmara Municipal homenageará, nesta data tão importante, ilustres cidadãos que se destacaram e se destacam pelo excelente trabalho realizado, cuja trajetória se encontra com a história de Conceição da Barra, fato que motivou o vereador e Presidente da Casa, Isaque Maia Eloi, a apresentar proposição concedendo-lhes o título de Cidadão Barrense.

A sessão solene para entrega de títulos será às 19:00 horas no salão nobre da Câmara. Todos estão convidados.